Educar Direitos Humanos

O Educar Direitos Humanos é um projeto desenvolvido pelo IDDH, em parceria e apoio da Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), da Secretaria Municipal de Educação de Joinville e da Embaixada do Canadá no Brasil.

Desde 2012, o projeto vem realizando formação e sensibilização de professores/as, orientadores/as educacionais, coordenadores/as pedagógicos e educadores/as para a educação em direitos humanos (EDH) a fim de provocar uma mudança nas escolas públicas e privadas, e buscando ampliar uma cultura de direitos humanos na cidade de Joinville e região, trazendo para dentro do ambiente escolar uma sensibilização e uma preocupação pedagógica com uma educação cidadã.

No decorrer do projeto, foram realizadas atividades com os vídeos Direitos do Coração (Rights from the Heart/Canadá) e oficinas de formação e sensibilização. Em 2016, o Educar Direitos Humanos atingiu cerca de 75 profissionais da educação, sendo o projeto realizado em 3 etapas: a) Oficinas de Direitos Humanos com os/as orientadores/as educacionais das escolas públicas da Rede Municipal; b) Implementação nas escolas do plano individual elaborado nas oficinas; e c) Seminário para apresentação dos resultados e avaliação.

Todas as atividades são coordenadas pelo IDDH, que proporciona um material especializado, que inclui jogos e brincadeiras pedagógicas adaptadas com as escolas parceiras para o desenvolvimento de projetos específicos aplicados ao longo do semestre. Desta forma, o fortalecimento e a implementação de práticas metodológicas na temática da cidadania e direitos humanos por meio de uma formação de educadores e crianças buscam transformar a sociedade que vivemos para ser mais inclusiva, igualitária e justa.

Após trabalhar em 2016 com todos os orientadores pedagógicos das escolas da Rede Pública, em 2017, o IDDH irá acompanhar algumas escolas para auxiliar a inclusão no currículo das crianças de 6 a 12 anos de temas de cidadania, diversidade, raça e gênero.

Ano de criação: 2010

Abrangência: Municipal

Apoiadores: Univille e Embaixada do Canadá no Brasil