Projeto Na rua com Direitos ofereceu serviços gratuitos a moradores em situação de rua

Evento Na rua Com DireitosOcorreu hoje, sexta-feira(14), mais uma edição do projeto Na rua com Direitos.

O evento foi realizado no período da manhã na praça da Bandeira, Centro de Joinville. No local foram oferecidos, gratuitamente as pessoas em situação de rua, os serviços de consultoria jurídica, exames básicos de saúde e corte de cabelo.

A ação é desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Univille, Defensorias Públicas do Estado e da União e apoio da Prefeitura de Joinville.

A coordenadora-executiva do IDDH, Fernanda Lapa, avaliou o resultado do evento de hoje: “Acho que esta ação foi positiva para que a população em situação de rua em Joinville se sinta visível e acolhida, não apenas pelos serviços públicos, mas pela própria sociedade. É importante acabar com os estigmas de ‘vagabundos’ ou ‘drogados’,  que provocam discriminações a essa população. Acreditamos que o maior benefício deste projeto tem sido colocar os serviços públicos específicos a essa população (Centro POP e Consultório na Rua), juntamente com órgãos de justiça (defensorias públicas) e ainda universidade e sociedade civil para pensar em conjunto ações que minimizem o sofrimento das pessoas nessa situação. Falta na cidade articulação desse tipo para pensar com qualidade na avaliação e elaboração de qualquer política pública”.

Esta é a segunda edição do projeto Na rua com Direitos. A primeira foi realizada em abril, para celebrar a Páscoa. A ação ocorreu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde também foram oferecidos também serviços de consultoria jurídica e exames de saúde.

Confira abaixo uma galeria de fotos do Na rua com Direitos de hoje

Confira a reportagem da RIC TV sobre o projeto Na rua com Direitos

https://www.youtube.com/watch?v=PIfUzk764o0