Lançamento da Campanha nacional por mais direitos e democracia

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, a qual o IDDH é filiado, lançará amanhã, dia 28, em Brasília, a campanha nacional “Mais Direitos, Mais Democracia” – Todos os Direitos para Todas as Pessoas. A campanha é uma iniciativa construída de forma coletiva pelas entidades e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos humanos.

No mês de abril do presente ano, em São Paulo, a Plataforma realizou uma oficina de construção da campanha com a presença da assessora de formação do IDDH, Daniela Rosendo.

De acordo com o coordenador da Plataforma, Darci Frigo, “O objetivo da campanha é estabelecer e ampliar o diálogo com diferentes públicos sobre a importância de fortalecer uma cultura de direitos como condição necessária à construção de uma democracia real”.

No atual cenário de retrocessos e desafios à democracia no Brasil, a iniciativa busca sensibilizar as pessoas para seus direitos e a importância que a democracia exerce na legitimação de direitos e na autonomia de grupos oprimidos e marginalizados. Espera-se uma ampla articulação entre os mais diversos parceiros na busca pela devida efetivação da democracia e dos direitos humanos.

Para alcançar seus objetivos, a campanha está pautada em três eixos estratégicos: a) comunicação e sensibilização da sociedade sobre o que são direitos humanos e sua conexão direta com a democracia; b) articulação e mobilização para afirmar a identidade e a autonomia de grupos oprimidos e marginalizados para construção de uma atuação de convergência; e c) formação política visando construir novos conceitos e metodologias que objetivem a ampliação de direitos e a consolidação de uma sociedade mais democrática e participativa.

O lançamento será às 17h, no Conselho Federal de Psicologia (CFP) – Edifício Via Office – SAF SUL, Quadra 2, Bloco B, Brasília (DF). O evento será transmitido online pelo link: goo.gl/lF3DVk.