Oficina de Direitos Humanos em Biguaçu/SC

Nos dias 21 e 28 de setembro, realizamos a segunda oficina do projeto Falando seus Direitos, em parceria com a Câmara Mirim, projeto realizado pela Câmara de Vereadores. Com o objetivo de promover o empoderamento de adolescentes em diferentes municípios de Santa Catarina, além de impulsionar a elaboração dos Planos Decenais de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o projeto fez sua primeira oficina em Criciúma, na região sul do Estado, e agora esteve em Biguaçu, na região da capital.

3

Por meio de diferentes atividades que trabalharam direitos humanos, cidadania, não discriminação, instituições img_20160928_145726democráticas e políticas públicas, buscamos propiciar a reflexão das/os adolescentes quanto aos seus direitos e ao exercício da cidadania, além da compreensão sobre as responsabilidades que envolvem a efetivação de direitos. Por fim, cada vereador/a mirim elaborou uma proposta de política pública que deseja ver realizada na sua cidade.

2

Antes da oficina, na tarde do dia 18, o IDDH se reuniu também com conselheiras/os do CMDCA de Biguaçu, além de integrantes da Comissão Intersetorial para Discussão e Elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em Joinville, a assessora de formação do IDDH, Daniela Rosendo, é conselheira do CMDCA e coordenadora da Comissão Intersetorial. Assim, a reunião de trabalho teve o objetivo de compartilhar experiências e contribuir mutuamente para o desenvolvimento dos planos nos municípios.

A próxima oficina será realizada em Joinville, nos dias 21 e 22 de novembro. Ao final de todas as oficinas, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), para apresentação das propostas feitas por vereadores/as mirins de diferentes regiões do estado, com a participação de representantes de cada um dos municípios, dando voz ativa aos adolescentes.