IDDH participa do V Diálogo Brasil-União Europeia

Começou nesta terça-feira(15), em Brasília, a quinta edição do Diálogo Brasil-União Europeia com a sociedade civil. O evento traz como temas  ‘Direitos Humanos e Empresas’ e ‘Direitos Humanos e grupos sociais em situação de vulnerabilidade com foco em crianças e adolescentes’.

A abertura  contou com as falas do representante da União Europeia para Direitos Humanos e Política Externa, Stavros Lambrinidis e do Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas.  O encontro seguiu com uma mesa de discussão onde foram abordadas as principais questões referentes aos temas no contexto Brasil – União Europeia.

No segundo momento foram formados Grupos de Trabalho (GTs) para tratar os dois principais assuntos abordados no evento. Os objetivos dos Grupos são promover o diálogo entre estado, empresas e sociedade civil, entender os desafio os cada um destes atores, e ao final propor recomendações para os problemas apresentados.

 

A coordenadora do programa de Justiça e Participação Social do IDDH Camila Koch participa do encontro

 

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) participa do GT de Empresas e Direitos Humanos.  A coordenadora do Programa de Justiça e Participação Social do IDDH, Camila Koch, participou do evento também como Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa.  Camila explica ainda posição do IDDH dentro do GT. “A questão que levantamos dentro dos debates é que não adianta  existir um tratado internacional de direitos humanos e empresas ou mesmo uma política pública nacional sobre este tema se não houver um processo de apropriação do discurso pelos gestores das empresas. Ou seja, quem vai implementar isto no interior da empresa  são aqueles que tomam as decisões, mas muitas vezes esses assuntos relacionados aos direitos humanos nem chegam na grande cúpula das corporações e nem é visto como uma preocupação. É nesse ponto que a educação em direitos humanos se torna essencial”, pontua.