Encontro de Lideranças da BrazilFoundation

Entre os dias 5 e 8 de junho, o IDDH participou, em São Paulo, do Encontro de Lideranças da BrazilFoundation e da 10ª edição do Festival da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, representado pela sua assessora de formação, Daniela Rosendo.

O Encontro da BrazilFoundation reuniu lideranças de todos os projetos que são apoiados este ano pela organização. Foram 53 pessoas de mais de 20 estados do país. Como parte das atividades, foram realizadas dinâmicas de grupo para compartilhar experiências e desafios de cada um dos projetos.

O Festival, por sua vez, teve uma grade de programação repleta de palestras proferidas por profissionais com muita experiência e conhecimento sobre captação de recursos, do Brasil e do exterior, possibilitando ampliar o conhecimento das organizações participantes sobre mecanismos e inovações nas doações, aproximando doadores e captadores/executores de projetos.

Esses diferentes momentos propiciaram o fortalecimento dos projetos sociais, conectaram pessoas e, sem dúvida, contribuíram também para o fortalecimento da filantropia no Brasil.

Educar Direitos Humanos

Por meio do Edital 2018, o IDDH foi uma das organizações selecionadas pela BrazilFoundation para receber o apoio. Foram recebidas mais de 1000 propostas e, ao final, 43 foram selecionadas, dentre Start-ups sociais e organizações de pequeno e médio porte.

A BrazilFoundation é uma organização que mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil, por meio de uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.

O projeto desenvolvido pelo IDDH por meio desse apoio é o Educar Direitos Humanos. Desde 2012, o IDDH vem realizando formação e sensibilização de professores/as, orientadores/as educacionais, coordenadores/as pedagógicos e educadores/as para a educação em direitos humanos (EDH) a fim de provocar uma mudança nas escolas públicas e privadas, e buscando ampliar uma cultura de direitos humanos na cidade de Joinville.

Ao longo desses 6 anos, o projeto realizou diversas atividades e desenvolveu diferentes metodologias e materiais para trabalhar com esse público, a fim de promover a curricularização dos direitos humanos no ensino fundamental.

Leia mais sobre o projeto:

http://iddh.org.br/projetos/conheca-o-projeto-educar-direitos-humanos/

Em 2018, para poder formar mais professores/as no tema de direitos humanos, assim como para trocar experiências, o IDDH está desenvolvendo uma nova etapa do Educar Direitos Humanos, com o apoio da BrazilFoundation. Uma Plataforma Digital está sendo desenvolvida, na qual serão disponibilizados módulos online de direitos humanos e uma plataforma colaborativa, por meio da qual será possível realizar o compartilhamento de práticas pedagógicas que visam a inserção de temas de direitos humanos no currículo, inclusive em diálogo com os planos de educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).